O post encontra-se um tanto atrasado.Não pensem que sou uma afrodescendente despreocupada com as nossas causas.É que ontem foi um dia cansativo para mim, mas tudo bem.Provavelmente, quando se fala em Dia da Consciência Negra, Zumbi, 21 de novembro, muitos irmãos de cor comentam em como os negros foram e ainda são excluídos socialmente, o quanto ainda é penoso para nós, tentar alcançar os mesmos direitos e padrões de vidas destinados predominantemente para os brancos. A discriminação que viemos sofrendo há séculos nesse país e ainda é remanescente. Basta abrir uma revista famosa e perceber que muito das fotografias tiradas com modelos não apresentam negros, e blábláblá...
Quero, então, mudar um pouco a vertente comum dos assuntos quando se trata de negros brasileiros e aproveitar esse dia para exaltar a união África-Brasil, que dá orgulho pelos seus frutos, seus artistas, sua música, seus costumes.
Fico feliz em saber de pessoas engajam-se numa luta, que por vezes parece cega, todos os dias para preservar essa comunhão tão forte e que pouco notamos. Há pouco comprei o novo CD e DVD da Mart’nália, Mart’nália em África Ao Vivo e vi estampada em cada detalhe, desde a composição gráfica do DVD até a escolha das músicas do show, a sua preocupação em reforçar os laços com o continente pai e demonstrar a sua grande satisfação em ser afrobrasileira. Confesso o meu enorme agrado pelas músicas que misturam dialetos e ritmos tradicionalmente africanos. Infelizmente, não encontrei vídeos que mostrasse o show, mas o que pus dá pro gasto.Por mais que não se goste do estilo de música dela ou da pessoa em si, vale muito a pena ouvir e perceber a verdadeira poesia que repousa nessas canções, em especial Essa Mania.
Angola
"(...) Sou filha da Angola
Sou neta da bahia
Sou cria da poesia que vem das ondas do mar (...) "
Essa Mania (Rest la Mayola)
"(...) Por que a natureza do amor
Está contida na beleza e na surpresa das manhãs
Dias que parecem tão iguais
Mas de repente vem sinais de uma nova magia (...)"
Viva Zumbi!Viva a conexão África-Brasil!
"(...) Sou filha da Angola
Sou neta da bahia
Sou cria da poesia que vem das ondas do mar (...) "
Essa Mania (Rest la Mayola)
Viva Zumbi!Viva a conexão África-Brasil!
Nenhum comentário:
Postar um comentário